top of page

Workshops

​​

  • A escolha dos Workshops por parte dos participantes é livre. Apesar de se indicar destinatários, os participantes têm a liberdade de frequentarem os Workshop que desejarem.

  • Os Workshops serão dinamizados por Diretores de CFAE ou por estes em coautoria com convidados.

  • Os quatro Workshops A funcionam na sexta-feira e os quatro Workshops B no sábado. Cada participante frequenta dois Workshops – um no primeiro dia e outro no segundo dia.

  • Para a escolha dos Workshops será considerada a ordem de inscrição.

Resumo

O Workshop versará os seguintes tópicos:​

  • Enquadramento legal do tema;

  • Exemplos de referenciais para orientar o levantamento das necessidades de formação;

  • Dificuldades na identificação das reais necessidades de formação;

  • Participação dos formandos/ilusão da participação dos formandos;

  • Lógicas de articulação das necessidades de formação; 

  • Etc.

A1: Levantamento das necessidade de formação

José Ribeirinho / Manuel Nora  

(Diretor do CFAE Litoral à Serra / Diretor do CFAE Ria Formosa

A2: Elaboração do plano de formação de escola

João Carlos Sousa / Joaquim Raminhos 

(Diretor do CFAE de Basto / Diretor do CFAE Barreiro Moita

Resumo

O Workshop versará os seguintes tópicos:​

  • Enquadramento legal do tema;

  • Pensar o Plano de Formação (que referencial?); 

  • Constrangimentos; 

  • Formação para pessoal não docente;

  • Lógicas de articulação das necessidades de formação; 

  • Estratégias (desenvolvimento de projetos, produção de materiais, organização da comunicação interna e externa, processos de supervisão, etc.); 

  • Modalidades de formação (CCPFC). 

  • Etc.

A3: Elaboração de programas de ações de formação

Hérmina Viegas / Manuel Pina  

(Diretora do CFAE Adolfo Portela   /  Diretor do CFAE CIVOB)

Resumo

O Workshop versará os seguintes objetivos:

  • Clarificar conceitos e procedimentos relativos à acreditação de ações de formação de pessoal docente;

  • Analisar as alterações decorrentes do novo "Regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua".

 E os seguintes conteúdos: 

  •  Identificação dos problemas ou necessidades de formação /compreender as razões que deram origem à formação (individuais, do grupo/organização, sistema educativo);

  • Descrição dos efeitos a produzir/ objetivos a atingir;

  • Descrição dos resultados esperados/competências a desenvolver e sua articulação com os efeitos a produzir/objetivos a atingir;

  • Seleção dos passos metodológicos de acordo com os efeitos a produzir/objetivos a atingir (justificação da escolha da modalidade);

  • Avaliação da ação de formação / Recursos bibliográficos.

A4: Projetos Europeus abrem futuro - Caminhos do possível

Maria Adelaide Silva / Rui Baltazar 

(Diretora do CFAE AlmadaForma / Assessor do CFAE AlmadaForma

Resumo

O Workshop versará os seguintes objetivos:​

  • Refletir sobre a  importância dos Projetos Europeus, como recursos  estratégicos de inovação, exploração da dimensão europeia, promoção de desenvolvimento profissional docente, valorização das parcerias  e internacionalização das escolas.

  • Contribuir para o questionamento  do potencial dos CFAE's, na organização de projetos europeus, como entidades parceiras e/ou  coordenadoras privilegiadas.  

  • Partilhar práticas de referência a nível da internacionalização da formação contínua de professores e outros agentes educativos. 

B1: A organização (des)burocrática de um CFAE – contributos para uma gestão na era digital

Maria Elisete Afonso / António Luís Ramos  

(Diretora do CFAE Brangança Norte  / Assessor do CFAE Brangança Norte)

Resumo

A liderança e visão estratégica do CFAE Bragança Norte, preconizada na nossa carta de missão, consubstancia-se no lema “Inovar a (trans)formar” e obedece a um plano de gestão mais eficiente e eficaz dos recursos humanos e materiais, focalizado na melhoria contínua da qualidade do serviço prestado, com impactos significativos na comunicação interna e externa.

Os constrangimentos financeiros inculcados aos CFAE´s levaram-nos a aceitar os desafios do networking, num tempo de permanente conectividade. Estamos, pois, a viver uma nova lógica organizacional, que reclama processos de mudança e de reorganização, os quais iremos partilhar, sem tibiezas, neste workshop, que visa também catalisar novos contributos adequados a uma gestão orientada para a modernização e desburocratização, em plena era digital.

Este workshop pretende mostrar o caminho que está a ser percorrido no CFAEBN e que, se deseja, leve a um “Centro sem papel” e a uma comunicação organizacional mais eficiente. Para percorrer este caminho, utilizamos duas ferramentas, até ao momento, gratuitas.

Para o apoio ao formador, organização do dossiê pedagógico da ação de formação e acompanhamento da sua dinamização, utilizamos a Google Drive e algumas das suas funcionalidades, que nos permitem um trabalho colaborativo e a resolução de problemas “em tempo real”.

Para arquivar toda a documentação relacionada com a dinamização das ações de formação e funcionamento do CFAEBN, recorremos à plataforma Meo Cloud. Para além das vantagens económicas (poupança em papel, pastas arquivadoras, e outros consumíveis), ressalta o facto de, a qualquer momento, e em qualquer lugar, podermos ter acesso a qualquer documento relacionado com a atividade do Centro de Formação.

 

Palavras-chave: networking, organizar, inovar, gerir, ajustar, motivar.

B2: Perspectives on Leadership

José Maria Martins / Sari Lantto

(Diretor do CFAE Castro Daire Lafões / Diretora da Escola Secundária Ylitornion yhteiskoulun, Finlândia)

Resumo

Este Workshop, moderado pelo Diretor do CFAE de Castro Daire Lafões em língua inglesa, será dinamizado por Sari Lantto, Diretora da Escola Secundária Ylitornion yhteiskoulun, uma pequena escola no norte da Filândia. 

Terá como ponto de partida o artigo (entrevista) de Sari Lantto publicado no livro "Perspectives on Leadership", de abril de 2016 e que pode ser descarregado livremente em versão iBooks (https://itunes.apple.com/gb/book/perspectives-on-leadership/id1100468222?mt=11) . 

​

Sari Lantto has been working as a headteacher at Ylitornion yhteiskoulun upper secondary school in North Finland since 2001 and as a Swedish teacher since 1995. Sari is an Apple Distinguished Educator and has implemented the school’s very successful 1:1 iPad program. With her team of teachers Sari has seen what an amazing positive impact modern technology combined to a strong overall vision can have on teaching, learning and the whole school as a community.

​

B3: Avaliação da formação

Antónia Serrra 

(Diretora do CFAE Beatriz Serpa Branco

Resumo

O Workshop versará os seguintes tópicos:​

  • Enquadramento legal do tema; 

  • Problemática da formação/avaliação/qualidade; 

  • A avaliação do sistema e dos processos desenvolvidos; 

  • Desenvolvimento do processo avaliativo de uma ação de formação (antes, durante e após); 

  • Mecanismos/processos de acompanhamento e avaliação; 

  • Dificuldades na avaliação do impacto da formação nos resultados de aprendizagem dos alunos; 

  • Instrumentos de avaliação da formação. 

  • Etc.

B4: A Sala de Aula do Futuro / Ambientes Educativos Inovadores

Nicolau Borges / José Miguel Sousa / Ana Batalha  

(Diretor do CFAE Centro-Oeste / Diretor do CFAE EduFor / Coordenadora do Projeto 21digitalclass)

Resumo

Em janeiro de 2012, foi lançado nas instalações da European Schoolnet (http://www.eun.org) em Bruxelas, o Future Classroom Lab, um espaço de ensino aprendizagem totalmente equipado e reconfigurável. O Projeto Future Classroom Lab (FCL, http://fcl.eun.org) foi criado com o objetivo de ajudar na reorganização e desenho das salas de aula, de modo a facultar uma visão menos convencional, e transformar esses espaços de aprendizagem, em espaços passíveis de suster novas abordagens metodológicas no processo de ensino e aprendizagem. Os "Ambientes Educativos Inovadores”, também conhecidos como "Salas de Aula do Futuro” têm vindo a ser inaugurados em diversas escolas portuguesas e pretendem constituir-se como laboratórios de aprendizagem, espaços de inovação, para professores e alunos, propícios à utilização de novas metodologias, nomeadamente Project-Based e Inquiry-Based Learning. A DGE, através da ERTE, tem vindo a acompanhar e a apoiar com formação estes novos espaços, inspirados no projeto Future Classroom Lab, que têm vindo a ser criados por um número crescente de escolas portuguesas.

O CFAE Centro-Oeste e o CFAE EduFor foram dos primeiros CFAE a estarem envolvidos diretamente na criação deste tipo de Salas, no respeito por um dos princípios orientadores dos CFAE: “desenvolvimento de centros de recursos educativos de apoio à melhoria o ensino e das escolas” (art.º 6 do Decreto-Lei n.º 127/2015, de 7 de julho).

Neste Workshop pretendemos, a partir da experiência decorrida nestes dois CFAE, discutir e analisar a pertinência deste tipo de Ambientes e de como podem promover o sucesso educativo, numa escola do presente que tem de preparar alunos para enfrentarem os desafios do século XXI.

​

Palavras-chave: ensino, escola, sucesso, aprendizagem, futuro.

bottom of page